Conheça Ulrika Jacobsson

O trabalho de Ulrika Jacobsson concentra-se na criação de diálogo entre gerentes e funcionários. “Eu apoio os gerentes na liderança e no envolvimento dos funcionários. Eu monitoro opiniões e atitudes em relação a nossos valores e nossa cultura corporativa. Tudo para fortalecer as equipes e impulsionar a motivação das pessoas no trabalho”, afirma.

Ulrika Jacobsson

Ulrika Jacobsson

A base do trabalho de Ulrika é a VGAS, pesquisa anual de atitude do Grupo. Ela analisa os resultados e os usa como base para o trabalho com vários grupos. “Muito do foco está em fazer perguntas e ouvir o que as pessoas têm a dizer”, destaca.

Ulrika sente que tem o melhor emprego do Grupo. Diz que a combinação de reunir funcionários de todo o mundo em várias operações e ver os resultados de seu trabalho é imbatível. “A resposta é fantástica. As coisas começam a acontecer nos grupos quando começam a discutir nossos valores, nossa visão e objetivos. Isso proporciona um enorme ímpeto e promove um sentimento de envolvimento”, comemora, reconhecendo que isso é vital na dura concorrência de hoje.

“O mundo está mudando depressa e nós temos que acompanhar. Sem funcionários engajados, simplesmente não conseguimos”, observa.

Muitas vezes, são os grupos de trabalho e as equipes que entram em contato com Ulrika para solicitar apoio e assistência para progredir. Às vezes, porém, é ela que toma a iniciativa de contatar os grupos.

Ulrika sente que um dos grandes desafios de seu trabalho está na grande e complexa empresa que é o Grupo Volvo, caracterizado por grande variedade de culturas, mercados e operações. “Às vezes, eu talvez me mova um pouco rápido demais. Mas nenhum grupo é como outro qualquer. Não há soluções simples, e é isso que torna tudo tão empolgante”, garante.

Ela começou a trabalhar no Grupo Volvo em 2006 e, antes de ingressar no RH e no departamento de Desenvolvimento de Cultura e Organização do Grupo Volvo, seus cargos anteriores abrangiam desenvolvimento de equipe, desenvolvimento de liderança e recrutamento.

Nome: Ulrika Jacobsson
Formação: Mestrado em administração de empresas, Universidade de Gotemburgo
Cargo: Diretora de engajamento dos funcionários e estratégia VGAS
Organização: RH, Cultura e Desenvolvimento Organizacional do Grupo Volvo
Localização: Gotemburgo, Suécia