Conheça Bengt Köhlin

O cargo de Bengt Köhlin no cartão de visita é o de vice-presidente de gerenciamento de marcas. O desenvolvimento do portfólio de marcas do Grupo Volvo faz parte da descrição de seu trabalho. Mas isso é apenas parte do seu trabalho.

Bengt Köhlin

Bengt Köhlin

“As marcas afetam a todos, independentemente de estarem envolvidos no desenvolvimento de produtos e na produção ou trabalharem em uma concessionária. Todo mundo precisa entender os elementos básicos quando se trata da importância das marcas”, esclarece Bengt.

“O ponto de partida para todo o trabalho do Grupo Volvo em suas marcas é, em primeiro lugar, o cliente. Quais são as necessidades dos clientes? Como a demanda se apresenta em diferentes mercados? Essa análise forma a base de um modelo de segmentação e de uma estratégia de posicionamento. É uma questão de priorização entre diferentes segmentos e posições, dependendo da situação do Grupo e das áreas com potencial para crescer de maneira lucrativa”, indica Bengt Köhlin.

A próxima etapa em termos de posicionamento é analisar as marcas que atendem às necessidades nos diferentes segmentos. Um dos pontos de partida é a base de valor das diferentes marcas, a estrutura de cada marca. Isso define o que essa marca específica promete a seus clientes, seus valores centrais, os atributos aos quais ela deve ser associada e as maneiras de provar que a promessa da marca é cumprida.

A estrutura de todas as marcas precisa ser “traduzida” para que o produto, as ofertas de serviço, a recepção do cliente e a comunicação falem a mesma língua. Isso resulta em estratégias para produtos e comunicação. Além disso, os clientes devem sentir que as promessas da marca permeiam toda interação com as diferentes marcas do Grupo Volvo. 

Nome: Bengt Köhlin
Organização: Grupo Volvo
Formação: Mestrado em ciências em Administração de Empresas e Economia
Cargo: Vice-presidente de gerenciamento de marcas
Localização: Gotemburgo, Suécia