Viação Iapó investe em ônibus Volvo com novas tecnologias de segurança

Cresce no Brasil o interesse de transportadores rodoviários de passageiros pela nova geração de tecnologias de segurança ativa da Volvo.
Viação Iapó investe em ônibus Volvo com novas tecnologias de segurança

Viação Iapó investe em ônibus Volvo com novas tecnologias de segurança

Cresce no Brasil o interesse de transportadores rodoviários de passageiros pela nova geração de tecnologias de segurança ativa da Volvo, líder mundial nessa área. A paranaense Viação Iapó é mais uma a investir em veículos com dispositivos que ajudam a evitar acidentes. São três ônibus Volvo: dois B420R 6x2 e um B450R 8x2, equipados com a última geração do Sistema de Segurança Ativa (SSA) da marca.  

“Somos vanguarda em segurança e temos a melhor oferta nas mais modernas tecnologias”, declara Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil. “Esta é a primeira vez que investimos em dispositivos tão avançados, que nos ajudarão a melhorar ainda mais nossa operação. Nosso negócio é transportar pessoas, em viagens com conforto e segurança”, explica Marcelo Jorge Fadel, diretor-presidente da Viação Iapó.

Encarroçados pela Comil, os novos ônibus da Viação Iapó serão utilizados nas viagens de turismo e fretamento. Eles têm muitos recursos. A começar pelo “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, tecnologia dotada de um radar e uma câmera para monitorar veículos e obstáculos à frente. O motorista recebe aviso sonoro e visual caso a distância esteja diminuindo. Se não reduzir a velocidade, o dispositivo faz uma pré-frenagem total automática de emergência, em caso de acidente iminente.

Os modelos possuem também o “Aviso de Mudança de Faixa”, dispositivo acionado automaticamente quando o ônibus passa sobre as faixas da pista sem ligar as setas. Além de emitir sinais sonoro e visual no display do painel, o sistema faz vibrar o assento do motorista.

Outros recursos são o “Sinal de Alerta no Para-brisa” (uma barra vermelha de luzes de Led projetada no para-brisa avisa o condutor de eventual risco de impacto com outro veículo); “Piloto Automático Adaptativo” (mantém distanciamento previamente definido pelo motorista em relação ao veículo à frente, mantendo distância segura); e “Assento Vibratório” (alerta o condutor em caso de mudança de faixa sem acionar o pisca-pisca).

Vanguarda

“A Volvo está na vanguarda quando se trata de segurança veicular”, afirma Thiago Vieira, gerente regional de vendas da Volvo do Brasil. “O SSA é uma solução inovadora que ajuda as empresas a aumentar a segurança e dá mais tranquilidade aos motoristas e passageiros”, complementa Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas. 

“Nossos motoristas serão treinados pela fábrica para operar os ônibus com as novas tecnologias. O objetivo é trazer mais conforto e segurança para os passageiros, melhorar a qualificação dos condutores de nossos veículos e contribuir para a segurança dos usuários das estradas”, diz o diretor-presidente da Viação Iapó.

Líder no interior

Maior empresa de transporte do interior do Paraná e uma das maiores do Estado no segmento de fretamento contínuo, a Viação Iapó possui 250 veículos. Deste total, 10% rodam em viagens de turismo, 20% em operações regulares metropolitanas e 70% no transporte de funcionários. Na área de turismo, seus ônibus operam nos principais destinos turísticos brasileiros e também atuam no transporte internacional, em especial para o Chile, Peru, Argentina e Bolívia. 

Sediada em Ponta Grossa e com filiais em Arapoti, Castro e Carambeí, a Viação Iapó está completando 37 anos. Adquirida pela família Fadel em 1983, a empresa cresceu e ganhou espaço no mercado diversificando suas operações, buscando novos negócios nas cidades, passando, entre outras atividades, a fazer o transporte de funcionários de grandes e médias empresas.

Acesse o release na sala de imprensa.

Curitiba, 30 de Julho de 2020.

Mais informações

Marco Greiffo
Assessor de Imprensa Grupo Volvo América Latina
Tel: +55 41 3317-7830 / 41 3317- 8736
E-Mail: marco.greiffo@volvo.com

Related News