Invenção da Volvo faz 60 anos

O cinto de três pontos salvou mais pessoas em acidentes de trânsito do que qualquer outro dispositivo de segurança.

Cinto de 3 pontos

Em 1958, a Volvo contratou o engenheiro mecânico Nils Bohlin para desenvolver um cinto que garantisse maior segurança ao condutor e demais ocupantes dos veículos que produzia. Especialista sueco em sistemas de ejeção de pilotos de aviões, Bohlin apresentou sua solução um ano depois: um cinto de segurança de três pontos, afivelado abaixo do assento de forma rápida e com apenas uma mão.

“O cinto salvou e continua salvando vidas graças à sua genial funcionalidade”, afirma Alan Holzmann, diretor de estratégia de produto caminhões da Volvo na América Latina: ele impede ou reduz o impacto contra o interior do veículo; mantém a pessoa presa ao banco em caso de capotamento; evita que o ocupante seja projetado para fora; em automóveis, impede que o passageiro que está no banco traseiro esmague ou fira os ocupantes no banco da frente.

Essa combinação de fatores garantiu o sucesso imediato do dispositivo. Tendo a segurança como um valor fundamental desde a sua fundação, a Volvo cedeu gratuitamente a patente da invenção para a industrial mundial, e o cinto de três pontos se tornou então padrão global.

Salvando vidas
“O cinto de três pontos salvou mais pessoas em acidentes de trânsito do que qualquer outro dispositivo de segurança”, informa Anna. Ela explica que o uso do cinto reduz o risco de morte dos ocupantes dos bancos dianteiros entre 40% e 50% e de ferimentos graves entre 50% e 70%. “Não há um sistema de segurança que chegue perto do cinto de segurança de três pontos em termos de salvar vidas”, afirma a diretora, acrescentando: “Isto porque o cinto de três pontos não é somente um excelente dispositivo de segurança por si só. É também é um pré-requisito para que, essencialmente, todos os outros sistemas de segurança funcionem da maneira pretendida”.

Outras tecnologias de segurança Volvo
Além do cinto de segurança de três pontos, vieram muitos outros dispositivos. Confira abaixo os principais sistemas de segurança dos caminhões Volvo:

- Controle Eletrônico de Estabilidade que reduz o risco de capotamento em curvas e pistas escorregadias;

- Piloto Automático Inteligente, ajuda o motorista a manter uma velocidade definida e adapta automaticamente a velocidade se um veículo mais lento é abordado, para manter uma distância segura;

-  Alerta de Colisão com Frenagem de Emergência, alerta o motorista que a distância do veículo à frente é crítica e aciona os freios automaticamente caso o motorista não responda ao alerta;

- Detector de Atenção, emite sinais sonoros e visuais quando o sistema detecta que o motorista está cansado;

- Monitoramento de Faixa, avisa quando o caminhão sai fora da faixa de rodagem;

- Apoio para mudança de faixa, radar que alerta sobre veículos que possam não estar visíveis no lado do passageiro quando muda de faixa;

- Luz de Conversão, farol extra que ilumina o lado para o qual o caminhão vai manobrar.


Zero Acidentes
A Volvo equipa seus veículos com o que há de mais avançado em tecnologias e já comunicou um compromisso com a sociedade e seus clientes. É a chamada Visão Zero Acidentes, que tem como meta um futuro sem acidentes envolvendo os seus veículos, incluindo todas as áreas de negócios e todas as marcas do Grupo.

Filme – 60 anos do cinto de 3 pontos: https://youtu.be/xxx

 

Curitiba, 27 de maio de 2019.

 

Mais informações,

Marco Greiffo
Assessor de Imprensa – Grupo Volvo América Latina
Tel: +55 41 3317-7830 / 41 3317- 8736
E-Mail: marco [dot] greiffo [at] volvo [dot] com

Newton Chagas
Outlook – Comunicação & Estratégia
Tel.: +55 41 3317 8296
E-mail: 
newton.chagas@outlook.com

Related News