Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

O biênio 2009-2010 foi muito importante para a Volvo do Brasil, não apenas por uma, mas por várias razões. Provamos mais uma vez nosso propósito de inovação constante. Assim sucessivos lançamentos de novos produtos e serviços podem ser observados em todos os nossos segmentos de atuação. Com satisfação constatamos também o crescimento de nossa Rede, com a abertura de novas casas, e o reconhecimento do mercado por nossas práticas.

Pelo quarto ano consecutivo fomos escolhidos como a montadora mais admirada do Brasil, pela revista Carta Capital e pelo Instituto TNS InterScience. A Volvo mais uma vez foi destaque na pesquisa Exame-Você S/A, como uma das 10 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil. Em 2009 a Volvo figurou na lista em 5º lugar e em 2010 ocupou o segundo lugar entre as melhores empresas do Brasil. Em 2010, a Volvo também foi eleita como a melhor empresa para trabalhar no Paraná, segundo pesquisa realizada pelo instituto Great Place To Work (GPTW), em conjunto com o jornal
Gazeta do Povo.

O investimento em pessoas é a base que resplandece quando o mercado olha para a Volvo do Brasil. E temos muita honra disso. Se de um lado, fazemos grandes investimentos no desenvolvimento e na capacitação de quem faz parte dessa empresa. De outro, vemos um time dedicado e comprometido. São, definitivamente as pessoas que fazem toda a diferença. E na Volvo do Brasil o engajamento é alto. O orgulho de fazer parte dessa companhia está presente em nós.

Outro grande passo dado pela empresa foi a conquista do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) em 2009. A Volvo foi reconhecida como uma Empresa de Classe Mundial. O Prêmio é considerado o maior reconhecimento à excelência em gestão empresarial no Brasil e, desde sua criação há 20, essa foi a primeira vez que uma montadora de veículos conquistou tal distinção.

Por meio dos constantes avanços na tecnologia e da contínua introdução de novas soluções, cada vez mais continuamos empenhados em produzir veículos, motores e equipamentos de construção mais econômicos, incentivando a busca por ecocombustíveis – não poluentes e produzidos a partir de energias renováveis - e trabalhando no apoio à logísticas mais inteligentes. Em 2010, por exemplo, as cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro foram, cidades-teste da Volvo Bus Latin America para seu novo ônibus híbrido, movido a eletricidade e a diesel. E vamos além, buscando estabelecer junto a toda nossa cadeia de relacionamento o reforço aos valores fundamentais da marca que são a qualidade, a segurança e o respeito ao meio ambiente.

Na área social tivemos grandes avanços, com o incremento de ações do Centro Volvo Ambiental que passou a oferecer à comunidade do entorno oficinas de empreendedorismo. Continuamos atuando com ações por um trânsito mais seguro, por meio do Programa Volvo de Segurança no Trânsito e fomos vencedores, em 2010, do Prêmio Interno de Segurança do Grupo Volvo, com o Programa TransFormar, um programa inovador de desenvolvimento de motoristas de caminhão, com foco no gerenciamento de riscos para a adoção de comportamentos seguros, além dos ganhos econômicos pela adequada operação do veículo. O prêmio concedido pela matriz do Grupo é uma distinção global que destaca às melhores e mais interessantes iniciativas que estejam promovendo ações ou desenvolvendo projetos de segurança do produto ou de trânsito nos países onde a companhia
está presente.

A avaliação do período é positiva, mas sabemos que esse é um caminho perene em busca da melhoria contínua. Nosso jeito Volvo de ser nos guia. Somos movidos pela energia, paixão e pelo respeito pelas pessoas e assim esperamos continuar caminhando rumo a novos avanços sociais, ambientais e econômicos.

Roger Alm
Presidente da Volvo do Brasil