Rede de Concessionárias e Distribuição

A Volvo acredita que uma rede de distribuição forte e com localização estratégica é a melhor maneira de garantir um atendimento de qualidade a seus clientes. No Brasil e na América Latina, a organização possui uma ampla rede de concessionárias e importadores de caminhões e ônibus, distribuidores de equipamentos de construção e revendas autorizadas da Volvo Penta.
 

Caminhões e Ônibus

Sou 100% Volvo
A relação de parceria com os concessionários e distribuidores é estimulada e fortalecida por meio de investimentos constantes na ampliação, modernização de instalações e capacitação profissional. Na área de caminhões e ônibus, o principal programa voltado à qualificação da rede de concessionárias foi batizado de Sou 100% Volvo. Criado em 2004, busca a certificação voltada à excelência na gestão e na prestação de serviços. A rede obtém classificações em três estágios - bronze, prata e ouro – conforme seu status de excelência junto ao programa

Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
A rede de concessionárias é estimulada a fazer a sua parte em prol da conservação ambiental. Além de cumprir a legislação vigente, a Rede é orientada, por meio do Manual Ambiental Volvo, a tomar medidas práticas para assegurar a proteção do meio ambiente e minimizar potenciais impactos negativos. Na área social, a Volvo também incentiva as concessionárias a se envolverem em projetos ligados ao desenvolvimento sustentável das comunidades onde atuam.

Capacitação e Formação Técnica
A Volvo oferece às suas concessionárias desde cursos básicos de mecânica , desenvolvimento de competências comerciais e comportamentais até cursos mais sofisticados, como o Diagnóstico Avançado de Falhas. Também ocorrem treinamentos da Volvo nas próprias oficinas dos transportadores com o uso de um furgão-escola.

Volvo Vista
Em 2010, a Volvo realizou a maior competição mundial de pós-venda da Volvo Trucks e Volvo Buses. Batizada de Volvo Vista, a competição é uma maratona global com etapas realizadas em cinco continentes. No total, a competição reuniu 13,7 mil pessoas, só na América Latina foram 486 equipes. O Vista é, na verdade, o maior programa de treinamento de seu gênero em todo o mundo, criado pela Volvo em 1957, e tem como meta principal o aprimoramento do trabalho de mecânicos e de funcionários das áreas de garantia, peças de reposição e administração. Com a competição, todos esses serviços são aprimorados em cerca de 300 mil horas de treinamento teórico e prático, garantindo a alta qualidade exigida pela marca Volvo.

Equipamentos de Construção

A Volvo Construction Equipment dedica-se ao treinamento de sua rede de distribuidores no Brasil e na América Latina. Os cursos são oferecidos no Centro de Demonstrações da Volvo CE em Curitiba (PR), na fábrica em Pederneiras (SP) e nos próprios distribuidores. Em meio a esse amplo programa de formação e capacitação, destaca-se o Treinamento de Mecatrônicos, que forma técnicos de alto desempenho. São 12 semanas de imersão em produtos, componentes, software, ferramentas e políticas da organização e mais um período de avaliação de seis meses em campo. Somente depois dessa etapa os participantes recebem certificação do treinamento.

Volvo Penta

Com o objetivo de aprimorar a sintonia com seus revendedores, desde 2007 a Volvo Penta vem trabalhando com o programa One Step Further. Realizado em dois dias, com um total de 16 horas, o programa apresenta os valores, princípios e informações institucionais da Volvo Penta. Em uma segunda etapa, o programa é aplicado no local de trabalho dos revendedores, preparando-os para enfrentar os desafios do dia a dia. Os profissionais treinados mostram-se mais motivados e sintonizados com a Volvo Penta e seus produtos.