Fornecedores

No Brasil, a Volvo trabalha com cerca de 1.781 fornecedores locais cadastrados, incluindo micro, pequenas, médias e grandes empresas. Esses fornecedores compõem duas categorias: fornecedores de bens e produtos automotivos, que atendem diretamente à área de produção, e fornecedores de bens e produtos não-automotivos, que atendem a outras demandas da organização, tais como a aquisição de máquinas e equipamentos, serviços, material de escritório, limpeza e comunicação, entre outras.

Relacionamento Ético

O relacionamento da Volvo com seus fornecedores é pautado pela ética e pelo profissionalismo, de acordo com os Valores Corporativos e com o Código de Conduta do Grupo. A Volvo oferece acesso democrático e transparente às empresas que desejam se tornar fornecedoras da organização. Desde 2004, tanto potenciais quanto atuais fornecedores têm acesso a um portal da Internet, denominado Supplier Portal, que possibilita realizar cadastros, consultar diretrizes, procedimentos, valores e políticas do Grupo Volvo.

Seleção de Fornecedores

O processo de seleção de fornecedores é realizado com base em critérios que englobam o tipo de produto ou serviço oferecido, a situação financeira da empresa, a capacidade logística, clientes e o atendimento a requisitos de qualidade, meio ambiente e segurança. Nos contratos de compras, o fornecedor atesta que está em dia com seus compromissos fiscais, legais, ambientais, trabalhistas, previdenciários, de saúde e segurança, além de referendar os pressupostos de direitos humanos e não-discriminação.

Avaliação de Fornecedores

A Volvo possui um processo estruturado de avaliação de fornecedores denominado Supplier Evaluation Model para mensurar o atendimento do fornecedor aos requisitos da empresa, e também qualificar fornecedores potenciais. Já em 2009 ,a Volvo cumpriu sua meta de ter todos os seus fornecedores automotivos com ISO/TS 16949. A empresa estabeleceu como objetivo que mais de 95% das compras sejam efetuadas de fornecedores certificados. 

Alinhamento Estratégico e Treinamento

O alinhamento estratégico da Volvo com seus principais fornecedores automotivos é realizado por meio de reuniões anuais - Business Review Meetings - envolvendo executivos de ambas as empresas, onde são analisados indicadores de desempenho e avaliadas oportunidades de melhorias e novos negócios. A Volvo busca trabalhar alinhada e em parceria com seus fornecedores, simplificando e aprimorando processos, com foco no desenvolvimento conjunto, estabelecendo alianças de longo prazo que ampliem os resultados na cadeia de valor.