Voluntariado atua na comunidade local

 

 

A Volvo do Brasil incentiva seus funcionários a participar de ações voluntárias, com atenção especial à comunidade que vive no entorno da fábrica de Curitiba, na Vila São José do Passaúna. Ali residem cerca de 1.200 famílias, a maioria considerada de baixa renda. Uma pesquisa realizada junto a essa comunidade há alguns anos, apontou a necessidade de ações educacionais voltadas à melhoria da qualidade de vida, ao empreendedorismo, ao meio ambiente e à formação profissional.
 

Aprendendo a Empreender

Entre as ações de voluntariado realizadas na Vila São José do Passaúna, em Curitiba (PR), está o projeto "Aprendendo a Empreender", no qual funcionários da Volvo atuam como professores para alunos de 5a à 8a série do Colégio Estadual José Fressato. Eles ministram aulas de educação econômica, com o objetivo de despertar nos jovens o espírito empreendedor. O projeto é realizado em parceria com a Junior Achievement. O tempo que os funcionários dedicam às aulas é cedido pela Volvo, que também garante o horário para a preparação das aulas semanais, além de disponibilizar o material de escritório necessário. 

Miniempresa e Empresário-Sombra

O programa "Miniempresa" funciona nos moldes do "Aprendendo a Empreender", mas é voltado a alunos do 2o ano do Ensino Médio. Desenvolvido ao longo de 15 semanas, revela aos estudantes o funcionamento de uma empresa, onde eles têm de lidar com temas como jornada de trabalho, compra de matérias-primas, controle de estoque, vendas, desenvolvimento de produtos e pagamento de salários, impostos e comissões. Todo o trabalho é conduzido por profissionais voluntários. No final do programa, cada estudante é levado a conhecer de perto a realidade empresarial por meio do projeto "Empresário-Sombra". Durante um dia, o jovem tem a oportunidade de acompanhar um líder empresarial em sua jornada de tsrabalho. Entre 2009 e 2010, a Volvo recebeu 17 adolescentes no projeto "Empresário-Sombra".