Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST)

O Programa Volvo de Segurança no Trânsito – PVST – é a mais duradoura ação de cidadania no trânsito já desenvolvida por uma empresa automotiva no país. Ao longo dos últimos 24 anos, o Programa mobilizou governos, órgãos de trânsito, empresas, entidades de classe, veículos de comunicação, escolas, universidades, além da sociedade como um todo em favor da causa do trânsito. Foram realizados seminários, debates técnicos, programa de desenvolvimento de motoristas profissionais, festivais de teatro, campanhas internas com os funcionários, educação em escolas de segundo grau, lançamento de livros, entre uma infinidade de ações em favor da vida, através de um trânsito mais seguro e humano. A consistência e a abrangência de suas ações fazem do PVST um constante fórum de discussão e mobilização da sociedade brasileira. Em razão disso, o Programa tornou-se também uma referência internacional dentro do Grupo Volvo. Um bom exemplo disso é o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito realizado na Argentina, que já está em sua terceira edição.

Entre as principais ações do Programa Volvo de Segurança no Trânsito realizadas nos últimos anos estão:

  • Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito
  • Fórum Volvo de Segurança no Trânsito
  • Lançamento Livro 20 Anos de Lições de Trânsito no Brasil
  • Programa TransFORMAR
  • Ações internas, voltadas aos funcionários da Volvo do Brasil

Prêmio Volvo

Mais que uma disputa em si, o Prêmio Volvo é uma grande união de iniciativas, programas e sugestões para melhorar a segurança no trânsito brasileiro e reduzir o número e a severidade dos acidentes nas ruas e estradas do País. São seis categorias: cidade, empresa, imprensa, motorista profissional, transportadora de cargas e/ou passageiros e categoria geral. Os participantes de cada edição, que é bianual, têm seus programas e iniciativas avaliadas por uma comissão julgadora. Os vencedores nacionais recebem o Troféu Volvo de Segurança no Trânsito e fazem uma viagem à Suécia, com todas as despesas pagas. Nesta ocasião visitam empresas do Grupo Volvo e várias entidades e empresas para conhecerem o que se faz naquele país - que é considerado referência mundial em segurança no trânsito - por um trânsito mais seguro e mais humano. Também são reconhecidos os vencedores regionais, como forma de reconhecimento às campanhas locais. O principal objetivo do Prêmio é possibilitar um efeito multiplicador das boas práticas de programas nesta área. 

Fórum Volvo de Segurança no Trânsito

O Fórum Volvo de Segurança no Trânsito é um dos maiores e mais tradicionais eventos brasileiro do setor. A cada ano são debatidos temas pertinentes a diversos aspectos que envolvem a segurança nas rodovias e nas ruas das cidades brasileiras. O objetivo é apontar e sugerir soluções para os problemas do trânsito no Brasil, trocar experiências e incentivar a adoção de boas práticas.

Livro 20 Anos de Lições de Trânsito no Brasil

O livro foi lançado, em julho de 2009, como forma de comemorar os 20 anos do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST). A publicação faz uma radiografia sobre a segurança de trânsito no Brasil no período de 1987 a 2007, avaliando o que evoluiu e seus revezes, abordando aspectos que vão desde a educação de trânsito, inspeção veicular, passando pela participação do setor privado, fiscalização eletrônica e engenharia de tráfego, até o comportamento e o perfil de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas profissionais de ônibus e caminhões. Escrita por J. Pedro Corrêa, que é jornalista, consultor de segurança no trânsito e idealizador do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, a obra teve patrocínio da Volvo do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A publicação foi distribuída para bibliotecas públicas, universidades, formadores de opinião e outros públicos diretamente interessados no tema. Em sua segunda edição, já totaliza 3.750 exemplares impressos.

Programa TransFORMAR

Lançado em 2008, o TransFORMAR é um programa inovador de desenvolvimento de motoristas profissionais de caminhão, com foco em comportamentos seguros e uso adequado do veículo no aspecto técnico. Por meio de uma metodologia exclusiva e inovadora, desenvolvida a partir da realidade e das necessidades do motorista rodoviário brasileiro, o TransFORMAR associa teoria e experiência prática, estimulando os condutores a adotarem uma postura mais segura e de gerenciadores de riscos no dia a dia da profissão. A metodologia incentiva os profissionais a perceberem antecipadamente os riscos e a agir habilmente e de maneira segura para evitá-los ou controlá-los. Desenvolvimento de habilidades que se traduz em maior qualidade de vida do motorista, maior eficiência operacional, redução de prejuízos humanos e financeiros e vida mais longa aos veículos, por meio de uma condução inteligente.

Ações internas e externas

Em 2009, a Volvo do Brasil desenvolveu a campanha "Eu Sou o Meu Fiscal" para conscientizar os motoristas sobre os riscos ao assumir o volante após a ingestão de bebidas alcoólicas. A ação incluiu encontros com estudantes de três universidades de Curitiba, tendo em vista que os acidentes de trânsito no Brasil são a segunda maior causa de mortes entre os jovens na faixa dos 15 aos 29 anos. O destaque da campanha ficou por conta do lançamento de um hotsite interativo com jogos, vídeos sobre equipamentos de segurança veicular e uma grande variedade de informações sobre o tema. O tema também foi desenvolvido internamente, para todos os funcionários da empresa. 

Em 2010, por meio da campanha interna "Estou com a Volvo. Tenho Respeito no Trânsito", foram reforçados vários comportamentos da boa convivência no trânsito, especialmente trajetos de acesso à Volvo, nos horários de entrada e saída, bem como nos estacionamentos da Volvo. O respeito com o outro no trânsito foi a principal abordagem feita, alinhada com o The Volvo Way.