Projeto Capoeira e Cidadania

O projeto é realizado pela Associação Viking há cinco anos e é voltado às crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 18 anos, matriculados na rede pública. Aulas de capoeira e atividades esportivas contribuem para resgatar a autoestima, promovem a disciplina e enfatizam os bons hábitos através do esporte. Desde sua criação, já participaram do projeto mais de 400 alunos. Atualmente o projeto atende a cerca de 100 alunos, a maioria da comunidade do entorno da Volvo, mas também participam filhos de funcionários Volvo.

1º Festival de Capoeira e Danças Étnicas
Para reunir alunos do Projeto Capoeira e Cidadania e de outras regiões do país, foi criado pela Associação Viking o 1º. Festival de Capoeira e Danças Étnicas. O evento aconteceu no dia 10 de outubro de 2009 e contou com a participação de cerca de 900 pessoas que apreciaram os espetáculos no Ginásio de Esportes e participaram de workshops sobre o tema, com o renomado Mestre Camisa, um dos maiores nomes do país na prática da Capoeira. Uma nova edição será realizada em 2010.

Projeto Joga Piá
O grande objetivo do projeto é utilizar a capoeira na educação especial como instrumento de socialização e desenvolvimento às crianças e adolescentes portadoras de deficiência física. Atualmente 150 crianças são atendidas nas Escola Nilza Tartucci e Centro Municipal de Educação Integral. Professoras relatam a grande evolução física, motora e psicológica das crianças atendidas com o projeto.