Clientes

Em todo o mundo, o Grupo Volvo trabalha com o conceito de oferecer soluções completas e integradas aos seus clientes, que incluem apoio e serviços antes, durante e após a venda de um produto ou serviço, incluindo o importante processo de treinamento de motoristas. Para corresponder aos anseios e necessidades de seus clientes, a Volvo busca conhecê-los cada vez melhor, identificando suas expectativas e demandas, para prestar serviços diferenciados e desenvolver produtos que os satisfaçam de forma plena.

Pesquisas de Satisfação e Ações de Relacionamento

No Brasil, a Volvo realiza um intenso esforço de pesquisa junto aos seus clientes visando qualificar seus produtos e serviços. O destaque fica por conta da pesquisa Customer Satisfaction Survey, que é realizada anualmente, com uma amostra de mil pessoas, que adquiriram caminhões Volvo nos últimos 12 meses. A cada dois anos outra importante avaliação ocorre, quando uma amostra de cerca de 400 pessoas, diretamente envolvidas no processo decisório de compra, têm suas percepções avaliadas a cerca da marca, produtos e serviços. Dados recentes indicam que a Volvo está bem posicionada como líder em segurança e cuidados ambientais.

Também a área de Equipamentos de Construção realiza pesquisas de satisfação. Em média, cerca de 100 clientes são abordados a cada mês. O nível de satisfação tem se mantido acima dos 90%. Além disso, ações realizadas nas Customer Clinic - encontros realizados para oferecer treinamentos para os clientes de equipamentos de construção - são excelentes oportunidades de percepção quanto à marca e seus serviços.

No Customer Day, os clientes e prospects participam de eventos de demonstração, test-drive de máquinas e visitação à fábrica realizados no Customer Center da Volvo Construction Equipment, localizado em Curitiba (PR). Eventos de shows de máquinas também são realizados para públicos de todas as regiões da América Latina, para apresentação de toda a sua linha de produtos.

A empresa mantém várias práticas de relacionamento com seus clientes de todas as áreas de negócios, como exemplo programas especiais de visitas em suas fábricas. A área de caminhões também realiza visitas à fábrica da Suécia, incluindo locais diferenciados, como exemplo o Hotel de Gelo na Suécia, Patagônia, entre outros. A Volvo Financial Services, recebe clientes durante a realização de suas assembléias de consórcio.

O Centro de Entrega Volvo (CEV) é um importante e diferenciado espaço da marca e representa atualmente o estado da arte no relacionamento inicial com os usuários. Neste local são ministrados treinamentos técnicos, cursos de direção segura, test drives.

Desenvolvendo produtos em sintonia com os clientes

O processo de desenvolvimento dos produtos Volvo é marcado por pesquisas com clientes em todo o seu ciclo: do projeto à solução final. Os novos produtos passam por uma etapa de validação junto aos clientes, que são incentivados a expressar suas opiniões a respeito do protótipo. Entre seis a doze meses após o lançamento de um produto, a Volvo costuma contatar seus usuários para avaliar o desempenho dos produtos e sugestões de melhorias.