Comunicação Interna

Para a Volvo, estabelecer uma boa comunicação com seus funcionários é fundamental. Ao sentirem-se integrados e participantes das ações, metas e decisões da empresa, os empregados compreendem que são importantes para a organização e demonstram mais empenho, entusiasmo e comprometimento, contribuindo para o aperfeiçoamento do clima organizacional. É por esses motivos que a Volvo investe de forma consistente e continuada na Comunicação Interna, por meio de diferentes veículos e modalidades, visando o desenvolvimento de seus empregados e o alinhamento estratégico da organização.

O Viking

O primeiro veículo de comunicação voltado aos funcionários da Volvo foi lançado, em 1977, como um jornal. Tempos depois, foi transformado em revista. Ainda hoje, é um dos principais canais de comunicação interna da empresa. Possui periodicidade bimestral e aborda temas referentes à Volvo do Brasil e ao Grupo Volvo, com enfoque no dia a dia da empresa, ações de cunho social, institucional, produtos e parcerias. A tiragem é de 3.400 exemplares.

O Viking Família

Informativo bimestral da Volvo do Brasil e da Associação Viking dirigido às famílias dos funcionários. Traz notícias variadas sobre eventos promovidos pela Volvo, além de dicas de lazer, práticas desportivas, qualidade de vida e cuidados com a saúde. Os exemplares são enviados pelo correio para a residência de cada um dos funcionários.

O Viking Mural

São todas as 38 estruturas de murais existentes em pontos estratégicos da empresa, onde são afixadas notícias internas da Volvo Curitiba, diárias ou semanais. Os informativos Viking On Line e Hoje são fixados nesses locais, assim como os cartazes de eventos internos, informativos da área de Recursos Humanos e números mensais de vendas, entre outros.

Viking On Line

Trata-se de um jornal interno com versão virtual, na Intranet, e também em meio físico, afixado em todos os murais da empresa em Curitiba. Apresenta informações pontuais, resumindo os principais fatos da semana na Volvo do Brasil.

O Viking Repórter

Este canal de comunicação com os funcionários da Volvo teve início em 2005. São reportagens em vídeo que mostram acontecimentos importantes da empresa analisados em profundidade. A transmissão é feita por meio da Intranet.

Hoje

É uma coletânea das principais notícias diárias publicadas nos grandes jornais brasileiros. Fica disponível para os funcionários nos 38 murais espalhados pela fábrica, em Curitiba.

Intranet

Canal de comunicação virtual utilizado para transmitir aos funcionários, de forma rápida e constante, informações corporativas sobre temas relevantes e de interesse geral. A Intranet também permite que os funcionários acessem dados atualizados a respeito dos resultados da empresa e sobre o cumprimento das metas de trabalho estabelecidas.

Blog do Roger

Com a chegada do novo presidente - Roger Alm - à Volvo do Brasil, em 2010, foi instituído também o "Blog do Roger". Em um espaço especial dentro da Intranet, o presidente detalha importantes questões da empresa e, de maneira inovadora, a partir de 2011, começaram a ser postadas entrevistas em vídeo.

O Viking Especial

Editado em ocasiões especiais, é utilizado para transmitir informações a respeito de assuntos urgentes e importantes, sobre os quais todos os funcionários devem tomar conhecimento como, por exemplo, campanhas de vacinação, ações de segurança dentro da empresa, entre outras. É distribuído nas portarias da empresa e não tem periodicidade definida.

Volvo CE News

É a revista da área de negócios da Volvo Construction Equipment, voltada aos funcionários. Produzida na Suécia, é traduzida para o Português e enviada aos cerca de 100 funcionários da CE no Brasil.

Construtivo

É um dos principais canais internos de comunicação da Volvo Construction Equipment em Pederneiras, no estado de São Paulo. A publicação é mensal e traz notícias e informações de destaque da Volvo CE. O jornal é fixado em murais distribuídos pela empresa e tem como público os funcionários, fornecedores e prestadores de serviço.

Globetrotter

Revista trimestral destinada aos funcionários da Volvo Trucks em todo o mundo. Aborda todos os temas referentes a esta área de negócios. É publicada em oito idiomas diferentes e chega ao Brasil já traduzida para o português. A tiragem é de 36 mil exemplares.

Global Magazine

Editada pela AB Volvo, na Suécia, a Global Magazine é dirigida aos funcionários do Grupo Volvo em todo o mundo. Aborda assuntos de todas as áreas de negócios, além dos principais acontecimentos da empresa. É editada em oito idiomas sendo que, no Brasil, a publicação já chega traduzida para o português. A periodicidade é bimestral e a tiragem é de 96 mil exemplares.

ID News

Revista trimestral editada em inglês, é voltada a International Division (ID) do Grupo Volvo. A publicação relata histórias de sucesso com clientes de todos os mercados da Volvo. No Brasil, essa revista é distribuída para gerentes e diretores da empresa.

Relatório Vikingprev

Relatório anual onde são publicadas todas as informações relevantes a respeito do Vikingprev – Plano de Previdência Complementar, benefício concedido a todos os funcionários da empresa.

Plano de Negócios

Informe anual dirigido a todos os funcionários da Volvo, no qual a empresa apresenta os objetivos anuais, assim como as diretrizes e metas estratégicas para o próximo ano, estabelecidas de forma conjunta. Cada área e/ou unidade de negócios realiza encontros internos anuais para a apresentação de seus planos. 

Eventos Internos

Com periodicidade diversa, os eventos internos acontecem de maneira regular para servir como forma de reconhecimento, formação e celebração de conquistas internas, assim são realizados em Curitiba e também em Pederneiras almoços e eventos especiais em dias comemorativos, como a Semana Nacional do Trânsito, Dia Mundial do Meio Ambiente, Feira do Livro, SIPAT, comemorações de final de ano, homenagens de 10 e 25 anos de trabalho.