Comunicação Externa

A Volvo valoriza a parceria de longo prazo com seus clientes, considerada um valioso patrimônio. Para manter-se próxima de seu público, a empresa utiliza vários canais e estratégias de comunicação, buscando fortalecer alianças e relacionamentos. Dentre as mídias coletivas criadas com esta finalidade, destacam-se duas revistas, além da internet:

Eu Rodo
Lançada em 1982, a revista Eu Rodo é voltada a clientes e fornecedores da Volvo do Brasil. Com reportagens diversificadas, enfoca o universo Volvo com seus produtos, ações, valores e projetos sociais e institucionais. Apresenta, ainda, dicas sobre transporte seguro, economia de combustível e otimização no uso de veículos e equipamentos, entre outros assuntos relevantes. Os funcionários da empresa também recebem a publicação que é produzida pela Comunicação Corporativa da empresa. A tiragem por edição é de 20 mil exemplares.

Volvo Spirit
É a revista da Volvo Construction Equipment Latin America dirigida ao público externo, especialmente aos clientes da marca. Com uma tiragem de oito mil exemplares, é produzida na Suécia. A edição que chega ao Brasil já vem traduzida para o Português e conta com a revisão da área de Marketing
da Volvo CE.

Internet
A internet é um dos principais canais de comunicação da empresa com seus diversos públicos de relacionamento, onde são disponibilizadas informações sobre sua rede de concessionárias e distribuição, campanhas e concursos, informações à imprensa, hotsites especiais sobre meio ambiente e segurança. Com o crescimento das mídias sociais, a empresa já mantém um Blog e uma Fan Page para Caminhões; dando fluidez à demanda de informações rápidas.

Relacionamento com a Mídia

O relacionamento com a mídia tem um alto impacto na imagem pública da Volvo e de seus negócios. Esse impacto ocorre rapidamente e atinge grupos de interesses especiais para a marca. Dessa forma, a Volvo mantém uma estrutura dedicada para o atendimento eficaz das necessidades de imprensa, para todas as suas áreas de negócio. A promoção de coletivas de imprensa é planejada para dar notícias ao mercado no tempo certo. Bem como, executivos da Volvo estão sempre disponíveis para atender à entrevistas exclusivas, quando pertinentes. Além disso, a empresa promove frequentemente a realização de Seminários de Meio Ambiente e Segurança ao público de jornalistas, como forma de disseminar o conhecimento de novas tecnologicas e tendências do segmento automotivo.