Sustentabilidade em Foco

Como uma das organizações líderes mundiais no segmento automotivo, o Grupo Volvo decidiu focar seus esforços em temas significativos em termos de sustentabilidade, e que costumam ser evidenciados na interação com os vários públicos estratégicos – clientes, concessionários, distribuidores, fornecedores, funcionários, investidores e a sociedade em geral. O Grupo adotou uma visão holística sobre a sustentabilidade envolvendo quatro pontos chaves:

Responsabilidade econômica

A Volvo cria valores para seus clientes, acionistas e para a comunidade onde opera. Ao oferecer aos seus clientes produtos cada vez mais eficientes e ambientalmente alinhados com as necessidades atuais e futuras, está contribuindo para a rentabilidade e satisfação de seus clientes. A lucratividade é vista como importante para assegurar investimentos futuros em produtos e serviços.

Relacionamento com públicos estratégicos

O Grupo Volvo trabalha para criar relacionamentos de longo prazo com todos os seus públicos estratégicos: funcionários, fornecedores, investidores e a sociedade de maneira geral. Ao criar um ambiente de trabalho positivo e desafiador, a Volvo cria uma organização cada vez mais diversificada e flexível. O comprometimento de nossos funcionários, suas competências e o engajamento são fundamentais para implementar as estratégias do grupo no longo prazo, assegurando assim o sucesso da organização.

Responsabilidade social

A Volvo assegura sua responsabilidade em contribuir positivamente para o desenvolvimento da sociedade como um todo e elegeu a segurança no transporte como uma de suas principais ações. O constante investimento em pesquisa e tecnologia para evitar riscos à integridade dos usuários de seus produtos faz com que a empresa seja reconhecida como líder mundial em segurança. Todos os anos a Volvo coloca à disposição de motoristas e passageiros veículos cada vez melhor equipados para evitar acidentes ou minimizar seus impactos, caso ocorram. A Volvo também estimula ações junto à organizações, universidades e autoridades locais para despertar a sociedade para os perigos do trânsito, a necessidade de adoção de comportamentos seguros e para motivar ações que a cada dia se multiplicam. No Brasil, o Programa Volvo de Segurança no Trânsito, criado em 1987, é a mais longa ação do setor privado voltada à mobilização social e à realização de atividades para aumentar a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes no país.

Cuidado ambiental

Para a Volvo, a responsabilidade ambiental envolve todo o ciclo de vida de seus produtos, desde sua concepção até a máxima reciclagem daquilo que é produzido. A organização acredita que o sucesso empresarial e o desenvolvimento sustentável estão estreitamente relacionados e atuam como conceitos interdependentes. Em termos ambientais o Grupo se preocupa em reduzir significativamente o impacto ambiental de seus processos produtivos e de seus produtos e serviços. Assim, busca constantemente a redução do consumo energético em suas atividades produtivas, principalmente de energia de origem fóssil, desenvolve produtos com maior eficiência energética e cria motores que utilizam combustíveis de fontes renováveis. 

O Grupo se compromete em não poupar esforços para o desenvolvimento de ações que promovam a sustentabilidade da indústria do transporte. Por isso mesmo a Volvo trabalha junto às autoridades dos diversos países em que atua para buscar soluções no desenvolvimento de sistemas de transporte mais amigáveis ao meio ambiente.